Foi na década de 20 que a especialidade Cardiologia tornou-se independente da clínica médica em humanos. Antes existiam apenas quatro especialidades no Brasil: clínica, cirurgia, obstetrícia e pediatria. Na veterinária esta especialidade é ainda mais recente. Considerado o “pai” da Cardiologia Veterinária, o americano David K. Detweiler foi pioneiro: iniciou seus estudos com animais em 1942, publicou centenas de pesquisas, contribuindo para o desenvolvimento da área e deixando um legado para os veterinários que se interessam por cardiologia. Saiba mais sobre Cardiologia.
A exemplo da medicina humana, em 1994 foi fundada a Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária (www.sbcv.org.br), que ajuda a promover seu desenvolvimento no Brasil. Veja a seguir quando deve procurar um médico pós graduado em Cardiologia Veterinária para ajudar seu melhor amigo. Saiba mais sobre Odontologia.
Sinais de alerta
Devido a cuidados médicos mais intensivos, melhor nutrição e prevenção de doenças, os animais de estimação têm vivido cada vez mais. Entretanto, com a idade avançada também surge uma série de doenças que antes não eram tão observadas e as patologias cardiorrespiratórias estão neste grupo. Sempre que o veterinário clínico do seu animal suspeitar de doença cardíaca, é importante passar pela avaliação de um cardiologista veterinário. Dependendo da idade e condição geral, também é comum que sejam solicitados exames cardiológicos quando o cão ou gato vai passar por procedimentos cirúrgicos. Saiba mais sobre Cirurgia e criocirurgia.
Raças com predisposição e doenças mais comuns
Na Cardiologia Veterinária, as doenças em geral manifestam-se mais tarde, entretanto, podem haver alterações congênitas em filhotes. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais fácil tratar e maiores as chances do animal ter uma vida com qualidade. Algumas raças de cães são mais pré-dispostas a doença cardíaca do que outras. As mais afetadas são: Poodle, Labrador, Cocker Spaniel, Doberman, Boxer, Pastor Alemão, Cavalier King Charles Spaniel, Pinscher e Teckel. Conheça nossos exames de Hemograma.
Como é a consulta e quais exames estão disponíveis na Cardiologia Veterinária
O Cardiologista Veterinário analisa o histórico do animal, as condições gerais, exames anteriores, sinais e sintomas e faz uma ausculta meticulosa do coração, o que já dá um direcionamento dos próximos passos. Além disso, também mensura a pressão arterial, pois algumas cardiopatias podem alterar a pressão do sangue. A partir daí, o médico determina se será necessário realizar radiografia, eletrocardiograma, eco- doplercardiografia ou até mesmo a colocação de um holter. Conheça nossos exames de Glicemia.
Após os exames, o cardiologista prescreve o tratamento e os cuidados que você deverá ter com seu animalzinho. É importante ressaltar que o diagnóstico precoce e o tratamento correto podem melhorar muito a qualidade e prolongar a vida do seu melhor amigo.
A Cardiologia Veterinária é uma especialidade que tem avançado muito e existem profissionais cada vez mais especializados e competentes para ajudar você e seu animal. A TotalVet conta em sua equipe com a Dra. Andressa Pastore - Médica Veterinária Cardiologista, que pode ajudar seu animal nas situações acima e também em enfermidades que envolvam o sistema respiratório, doenças cardíacas induzidas por parasitas, avaliações pré-operatórias , traumas, emergências entre outros.
A doença mais comum nos cães de pequeno porte é a endocardiose, que afeta o funcionamento das válvulas do coração, já nos animais de médio e grande porte, o mais comum é a miocardiopatia dilatada, que leva ao aumento do coração.
Nos felinos, é comum a miocardiopatia hipertrófica – hipertrofia dos músculos do coração devido ao esforço excessivo. Além destas, há diversas outras alterações que só podem ser diagnosticas e tratadas por um médico veterinário.
Alguns sinais podem ser indicativos de enfermidades cardiorrespiratórias como falta de ar, cianose (língua azulada), abdômen aumentado, desmaios, cansaço, secreção nasal e tosse.