Você sabia que cães podem ter catarata, cegueira e até glaucoma? Isso mesmo!
Muitas pessoas ainda se surpreendem quando escutam alguém falar em oftalmologista para animais, ou seja, um médico veterinário especialista em Oftalmologia Veterinária. A primeira pergunta é: “Vai colocar óculos em cachorro?". Realmente esse não é o objetivo, já que os animais não possuem uma capacidade visual tão desenvolvida quanto nós humanos, mesmo porque, para as suas atividades, não é necessária uma visão rica em detalhes. Mas a Oftalmologia Veterinária é muito mais do que diagnosticar e corrigir miopia, astigmatismo e hipermetropia. Existem muitas doenças que são bem semelhantes em humanos e animais, como a catarata, o glaucoma e as úlceras de córnea.
A oftalmologia veterinária cuida da saúde dos olhos dos animais. Com o aumento da sobrevida de nossos companheiros, mais doenças são diagnosticadas. Algumas doenças sistêmicas podem manifestar sintomas oculares, como no caso da diabete que pode causar a catarata no olho do animal.
Atualmente, a Oftalmologia Veterinária constitui um importante ramo da Medicina Veterinária, sendo comum e freqüente a ocorrência de afecções oculares nas espécies domésticas.
A catarata consiste na opacidade do cristalino que leva à cegueira. Técnicas precisas e minuciosas de microcicurgia ocular permitem que essa doença pode ser tratada, devolvendo a visão novamente.
A facoemulsificação é a cirurgia de eleição para tratamento da catarata, teve origem na técnica humana e apresenta excelentes resultados. Cães dispensam o uso de lente intraocular.
Se o seu animal apresenta diminuição da visão, começou a trombar em móveis dos quais passava longe antes, teve mudança na cor do olho, aumento do volume de corrimento ocular, precisa de Oftalmologia Veterinária.
Oftalmologia Veterinária é Totalvet